“4ª A Visitando a Sala Infanto-Juvenil Monteiro Lobato”.

Quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Querido diário,
Hoje nós fomos visitar a Sala Infanto- Juvenil “Monteiro Lobato”. É uma sala de leitura que passou a funcionar aqui na nossa escola desde agosto deste ano. Quem toma conta desta sala é a Daniela conhecida por “Dani”. Ela é quem conta histórias para todos que visitam a sala. Esta sala não é somente para leitura, há também fantoches. Logo que chegamos a Daniela nos contou uma história que se chama Romeu e Julieta. Você já deve conhecer não é? Eu fiz o papel de Julieta e o Fabrício de Romeu. Todos os nossos colegas acharam engraçado, gostaram muito e nos aplaudiram. É uma história de amor que trata da inimizade das famílias Montéquio e Capuleto. Apesar de ser uma história triste quando eu e o Fabricio fizemos a dramatização tornou-se engraçada porque interpretamos de um jeito cômico. No momento em que nós morremos todos riram. Terminada a história nós fomos conhecer tudo o que tem lá. Em seguida ela nos contou a história da menina Sadako, uma japonesinha que foi contaminada na segunda guerra pela bomba atômica e a partir daí começou a fazer Origami de Tisuru (pássaro). Ela pretendia construir 1000 origamis, mas morreu antes, então seus amigos ajudaram acabar de construir. Essa história ficou conhecida no Japão e no mundo todo. Depois que a Daniela nos contou esta história, ela contou a história “O menino e o Tuim” de Rubem Braga. É a história de um passarinho chamado Tuim, criado por um menino que o tornou prisioneiro e por isso ele morreu. Eu gostei muito, pois adoro ler! Sempre pego livros na biblioteca municipal. Ler é muito bom. É um modo das pessoas se distraírem e também ajuda a melhorar a escrita. Parabéns à “Dani” que é uma excelente contadora de histórias! A classe inteira adorou, e eu mais ainda.
Tchau,
Beijos e abraços com muito amor de uma Julieta envenenada de alegria e bem viva.
Laura - “A Julieta”



















"Ho!... Ho!...Ho!... Chegou o Papai Noel"

Quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Querido diário,
Aqui na escola está um verdadeiro corre-corre. Vai acontecer a Exposição de Artes no dia 27 e 28. Nós estamos nos preparando para a viagem ao Hotel Fazenda em Ibirá, para o jantar e também para a formatura. Viu quanta coisa? Bom, mas está dando tempo para tudo. Desde ontem o clima aqui na nossa classe é de Natal. Nós começamos a enfeitar a classe com uma árvore que ficou linda. Hoje, para aumentar o clima de Natal a professora trouxe uma roupa de Papai Noel, pediu para eu vestir e fazer uma surpresa. Eu andei pelo recreio dos pequenos vestido de Papai Noel e todos correram atrás de mim gritando e acreditando que era o Papai Noel de verdade. Ainda bem que a professora Carminha é criativa e traz para as aulas coisas diferentes. Eu nunca tinha me vestido de Papai Noel e adorei. Acho que não existe criança que não goste do bom velhinho. Eu, como Papai Noel, desejo um feliz Natal para todos!
Tchau diário,
Beijos e abraços com esperanças de ganhar muitos presentes.
Ho! Ho! Ho!
Gustavo












"Aquecimento Global"

Terça-feira, 24 de novembro de 2008

Querido Diário,
Faz uma semana que a professora Carminha passou um trabalho de Ciências para nós: era para pesquisarmos sobre o aquecimento global. Hoje tínhamos que entregá-lo. Alguns pesquisaram na internet e outros pesquisaram em livros e enciclopédias. Durante o ano várias vezes este assunto foi falado e tivemos 2 palestras sobre ele. O mais legal foi um vídeo que a Natália trouxe para assistirmos. Era uma reportagem que explicava tudo sobre o Aquecimento Global. Você sabe o que é aquecimento Global? Eu vou te explicar de acordo com os trabalhos que fizemos: “Ao ser liberado na atmosfera, o gás carbônico forma uma película em volta da Terra que absorve a energia do Sol não deixando o calor voltar ao espaço. Isso sé o efeito estufa. Para impedir que a película protetora engrosse e a Terra esquente muito, as plantas quebram as moléculas de gás carbônico, liberando oxigênio e armazenando o carbono. Mas esse equilíbrio foi destruído graças à ação humana. Quando as árvores morreram, levaram com elas o carbono absorvido e formaram camadas abaixo da superfície da Terra”. A nossa classe se preocupa com o Planeta Terra e por isso precisamos nos informar e contribuir para que o planeta não seja poluído. Diário, você está sempre bem informado e espero que quem o ler também fique.
Beijos e abraços “aquecidos” de conhecimento.
Heloisa

P.S.: A professora Luciana do 2ºano B e as alunas Letícia e Priscila estiveram na nossa classe apresentando o projeto que eles fizeram sobre as Fábulas. O projeto chama-se: “Reinventar, Recontar e Reescrever”. A professora Carminha fez até um poema para parabenizá-los.








4ª A “Pintando o S” com o 3º Ano A

Segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Querido diário,
Voltou o corre-corre na nossa vida. Agora não é só na nossa classe, mas na escola toda... Vai acontecer nos dias 27 e 28/11 a Exposição de Artes da escola Stélio Machado - “Pintando o S.” É um projeto que foi divido por série e cada série está trabalhando em um pintor famoso e suas obras. A divisão ficou assim:
1º Ano - Gustavo Rosa;
2º Ano – Bassano Vaccarini;
3º Ano - Tarcila do Amaral;
3ª Série – Djanira;
4ª Série – Cândido Portinari;
Todos estão envolvidos e os alunos também fazem “suas artes” com base nos pintores. O 3º ano A da Dona Joselena fez a releirura do quadro “Operários” de Tarcila do Amaral. Não sei se você conhece, mas ele é inteiro formado por rostos de pessoas e por isso ela precisou da ajuda da nossa classe para montar o quadro. A professora Joselena foi minha professora e entende muito de arte, tudo que ela faz fica lindo, imagine o quadro como ficou! Os alunos dela junto conosco. Não preciso nem dizer como ficou maravilhoso. Não sou convencida não, você vai ver na foto. A classe da dona Regina, do 3º ano B, fez duas maquetes que também ficaram lindas. As 4ª Séries A, B, C, e D fizeram a releitura do quadro de Cândido Portinari “Flautista”. Bom este é o nosso trabalho e também ficou lindo. Como sou modesta em diário? Bom, não vou te contar mais senão vou estragar a surpressa da Exposição que irá se realizar nos dias 26 e 27/11 na “Perrone Galeria de Arte”. Todas as séries estão fazendo trabalhos e no dia da Exposição alguém da nossa classe vai escrever em você e contar tudo em detalhes.
Tchau diário,
Beijos e abraços com sabor das obras-primas dos famosos.
Jackeliny












"Cantina do Stélio"

Sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Querido diário,
Hoje eu estou escrevendo em você porque vou falar sobre a cantina da escola. Eu compro todos os dias lá. Sabe diário, tem tanta coisa: salgados, refrigerantes, sorvetes, salgadinhos, bolacha, vitamina, bolo e misto quente. Mas cada um tem seu dia. Misto quente é na sexta feira. Bolo na quinta-feira e vitamina na terça-feira. Os vendedores são a Rosana e o Vinicius. Eu gosto mais da Rosana. Isso não quer dizer que eu não goste do Vinicius, é que eu tenho mais amizade com a Rosana. Ah! diário, o que eu gosto da cantina é o salgado e o guaraná, isso não pode faltar. E não é só eu que compra todos os dias na cantina, os meus amigos: Natália, Maria Eduarda, Bruno Henrique, Bárbara, Vinicius e a Flávia também compram. Todos são da minha classe. Lógico que os alunos das outras classes também compram. Nós somos crianças e por isso gostamos de guloseimas. Sabemos que precisamos comer alimentos nutritivos e que fazem bem à nossa saúde. Os lanches e as vitaminas que a Dona Rosana faz são deliciosos, saudáveis e não fazem mal à saúde. A Dona Rosana mantém a cantina limpa, organizada e todos podem consumir à vontade.
Diário, devagar você está conhecendo o que se passa na nossa escola.
Beijos e abraços vitaminados e com sabor de muito salgado, principalmente de lanche.
Camila