Música é bom...Com “Pequenos Músicos” é sensacional!!!

Sexta-feira, 30 de maio de 2008

Querido Diário,
Ontem à tarde eu estava no Projeto Recuperação Paralela e, de repente, os alunos saíram da classe porque no pátio estavam os “Pequenos Músicos”.
O professor de música Edmar Carlos Bastista é quem rege as crianças.
Pequenos Músicos é um projeto da Prefeitura que envolve os Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil). Ontem na apresentação estavam as crianças de quatro e cinco anos da EMEI “Rui Moreira Castro” do Jardim Tropical, “Dr. Hely Simões” e a “Creche Ceprobem” do Jardim Santo Antônio.
O professor Edmar Carlos Batista conversou com a nossa professora e disse que está trabalhando com os seguintes projetos com as crianças: “Pequenos Músicos”, “Projeto Bossa Nova”, com músicas de Tom Jobim, e Projeto de Música Erudita com “A Primavera de Vivaldi”.
Ah!, O professor Edmar toca flauta e explicou que ela é chamada de flauta transversal.
Foi a coisa mais linda.Diário!.Aquelas criancinhas com instrumentos recicláveis: latas, garrafas, passarinhos e caracóis, se apresentando e dando conta do recado.
Graças a Deus que ontem foi dia de recuperação paralela e de recreação, pois estavam presentes muitos alunos da 4ª ªA: eu, Rodolfo, Leonardo, Fabrício e até a professora Carminha com a Camila e a Jackeliny que estava escrevendo no blog.
Eu freqüento o reforço, mas a professora Carminha, a Larissa e a Laura estão me ajudando a escrever.
Beijos com sabor de “Pequenos Músicos”
Bárbara

P.S.: Ah Diário, sabe aquele desfile que iria acontecer dia 2 de maio para comemorar o aniversário da cidade e choveu, por isso não aconteceu?Então... tomara que São Pedro não abra as portas nem as janelas porque o desfile será hoje à noite...Se São Pedro deixar...



















































Tem festa de aniversário no Jardim Literário... Parabéns Aline!

Quinta-feira, 29 de maio de 2008

Querido Diário,
Nós da 4ª série A não víamos a hora que chegasse dia 29/05. Sabe por quê? Ia ter festa de aniversário da Aline... E quem não gosta de festa de aniversário? Ainda mais nós que somos crianças. Bom, eu vou te contar tudo.
Na primeira aula a professora chegou carregada de livros do Ricardo Azevedo autografado para mostrar para a gente e ficou o tempo todo falando do Ricardo Azevedo e seus livros.
O aniversário da Aline começou às 9h:30min no Jardim Literário.Eu, a Maria Eduarda e a Natália fizemos um cartaz para felicitar a Aline.
Bom diário agora eu só vou falar da festa... Estava uma delícia. O bolo era de chocolate e estava muito bom. E não era só o bolo não... Tinha sorvete, brigadeiros, balas, cachorro-quente e refrigerantes... Foi muito legal porque foi o primeiro aniversário que foi realizado na escola .Ainda bem que nós não escrevemos muito.Também ninguém merece escrever muito.Todo mundo comeu à vontade. O Rodolfo já tinha disfarçado e comido um brigadeiro antes da hora da festa.
Na hora de estourar o bexigão tinha balas,chicletes, pirulitos e confetes.A hora que estourou foi uma verdadeiro sufoco. Um subiu em cima do outro, mais deu para todos pegarem alguma coisa..
Brincamos pra valer no Jardim, mas de repente a voz da professora Carminha... “Vamos para a classe para eu passar a tarefa” Eu estava rezando para não ter tarefa, mas não teve jeito, dessa vez ela passou a tarefa. Espero que na próxima vez que tiver uma festa de aniversário a professora não estrague o final da festa passando tarefa.
Bom Diário, agora eu já vou então...
Beijos gelados e adocicados de aniversário.
Camila.

P.S.: Aline, eu te desejo muitas felicidades e que no próximo ano nós estejamos juntas.Mas se não estivermos, a nossa amizade será a mesma .


























































Noite de 28//05 – Semana de Letras: Profª Carminha, Marta e Roseli... Feito três perdidas no meio de tantos livros de Ricardo Azevedo.

Quinta-feira, 29 de maio de 2008

Querido Diário,
A professora chegou na escola hoje muito feliz porque ontem ela, Dona Marta e a professora Roseli foram na FAFIBE assistir uma palestra com o escritor Ricardo Azevedo. Logo que iniciou a aula ela mostrou os livros que compraram para elas, e para a escola (ainda bem que se lembraram de nós).
Ah! Diário, eu não estou conseguindo escrever porque a professora não para de falar na noite de ontem, não sei se vou escrever tudo do jeito que foi, porque a professora disse que não levou a gente porque a palestra era só para adultos.
Sabe diário, os adultos pensam que as crianças não prestam atenção. A minha amiga Camila disse que às vezes as crianças prestam mais atenção do que os adultos.
Foi uma pena que nós não pudemos conhecer o grande, enorme escritor que a professora não pára de falar. Mas a professora sabe que a maioria dos alunos da nossa classe gosta de ler e escrever. A professora Carminha comprou o livro chamado “ Feito bala perdida” e leu para nós o poema “Vozes do meu coração”, no final eu vou escrevê-lo para você.
A Dona Marta comprou o livro “Pobre corinthiano careca” para mexer com o seu Cláudio, nosso diretor, e ele ficou uma “onça” com ela.
Ah! Diário, acho que ficou muito chique e tem mais, todos os livros foram autografados pelo escritor Ricardo Azevedo.
A professora contou que logo que chegou na FAFIBE encontrou a Professora Norma que autorizou colocar nosso Blog no ar. Pensa bem como nós estamos importantes. Os professores e alunos da FAFIBE e tem mais, o escritor Ricardo Azevedo vendo nosso blog. A professora Carminha deu o endereço para ele, quem sabe ele entra e faz um comentário para nós.
Sabe Diário, o assunto da professora é falar da noite de ontem, ainda mais que ela reviu seus ex -professores: Maria Tereza (coordenadora do curso de letras) Norma, Mirela e professor Rinaldo. Até tirou uma foto com as professoras.
Bom, hoje para agüentar essas três na escola tá complicado: a Dona Roseli que já está realizando um projeto de Ricardo Azevedo, a Dona Marta, tiete, adora ler e a nossa professora nem se fala , é livro para todo lado na nossa classe e na casa dela também. Nós não gostávamos de ler, mas de tanto a professora dar livros para a gente, pegamos o ritmo de ler.
Agora, enquanto a professora não devorar todos os livros de Ricardo Azevedo, não vai parar de falar. Ainda bem que quando ela terminar de ler vai emprestar os livros para nós levarmos para a casa.
Tchau,com um poema de Ricardo Azevedo:

Vozes do meu coração:

Palavras vão
Feito balas perdidas
Sem rumo nem direção

Levando tudo de mim
Quase nada
Só um mistério na mão

E quando encontram um destino
Lá longe ou logo na esquina
Sina

Viram poemas
São vozes do meu coração.

P.S: Bom diário, para escrever em você eu precisei da ajuda da professora Carminha, porque como eu ia saber desses assuntos? Quem sabe na próxima vez ela leva a gente para assistir...



















































4ª A no Dia do Desafio... Mexe esse corpo pessoal!!

Quarta-feira, 28 de maio de 2008

Querido Diário,
Não sei se você sabe, mas hoje é o Dia do Desafio. O professor Cássio explicou que o "desafio" é praticar uma atividade física por pelo menos 15 minutos no dia 28 de maio entre 0 e 21 horas. Nós estamos concorrendo com a cidade de Tacaná, na Guatemala. Por isso, todos da nossa escola estão dedicando 15 minutos do dia à prática da atividade física.
O professor Cássio passou a manhã toda, e ainda continuará no período da tarde, promovendo atividades físicas com todas as classes. Com a nossa classe, a atividade foi feita depois do recreio. Até as professoras estão participando. Eu adorei fazer a atividade física. Tinha que massagear a pessoa da frente, bater nas costas das pessoas, fazer alongamento e muitos outros exercícios.
O Departamento Municipal de Esportes forneceu o telefone 3342-1044. Todas as pessoas que praticarem atividade física devem ligar e informar quantas pessoas estavam participando. No final do dia, as participações de toda a cidade serão contadas e comparadas com a cidade concorrente.
A atividade física é muito importante para a saúde de toda a população. Ela ajuda a melhorar as condições de vida.
Nós iremos informar as pessoas da comunidade e nossos familiares para junto com a gente, participarem do desafio.
Abraços do "Super Hulk",
Gustavo

P.S.: Como diz a dona Marta: "Mexe esse corpo gente!!"






















“4ª A visita a Sala de Recursos e se envolve com a diversidade de textos de Ricardo Azevedo”

Terça-feira, 27 de maio de 2008

Querido Diário,
Hoje, logo que chegamos, fomos até a sala de recursos onde a professora Roseli trabalha com os alunos com necessidades especiais e que possuem dificuldades de aprendizagem.
Eu quis escrever em você porque eu fui aluna da professora Roseli por2 anos. Ela é muito atenciosa e me ensinou a ler e escrever. Agora eu freqüento a quarta série regular com a professora Carminha. Todos nós da 4ª A fomos até a sala de recursos. A professora Roseli nos explicou sobre o projeto que está desenvolvendo com seus alunos. É um projeto de leitura, escrita e produção de textos chamado: “Leio e Escrevo com Ricardo Azevedo”. Ela nos falou que gosta muito do Ricardo Azevedo, por isso que fez esse projeto.
Nós ficamos sabendo de várias coisas que não sabíamos, inclusive o que é flip-chart que ela usa para dar aulas.
E você Diário, sabe o que é isso? É um painel apoiado em um cavalete.
Bom Diário, por hoje é só porque abaixo vai ter um comentário da professora Roseli.
Beijos com sabor da cultura de Ricardo Azevedo...
Juliana

Lá vai:
“Não tenho medo de homem
nem do ronco que ele tem
o besouro também ronca
vai se ver não é ninguém”
(Ricardo Azevedo)

Com a palavra, a professora Roseli:


Elaborei o projeto “Leio e Escrevo com Ricardo Azevedo” com o objetivo de oferecer aos alunos da Sala de Recursos situações significativas de leitura, escrita e produção de textos.
Escolhi este autor porque sou grande admiradora de sua obra e da riqueza de cultura popular que ele apresenta.
Ricardo Azevedo traz em seus livros uma diversidade de textos e isso proporcionará aos alunos o contato com as características dessas estruturas para em seguida usarem esses conhecimentos ao produzirem seus próprios textos.
Os textos explorados serão: trovinhas, poemas, adivinhas, anedotas, receitas, contos, cantigas e provérbios.
As reescritas e produções dos alunos serão digitadas no Word e os alunos farão uso dos recursos da informática. Para as ilustrações usaremos o software educacional Tux Paint. No final criaremos slides que serão apresentados em Data-show.
Tenho certeza de que os alunos ficarão fascinados com a obra de Ricardo Azevedo e poderão aprender muito, transformando-se assim, em leitores e escritores e se apropriando de características dos diversos gêneros textuais com os quais terão contato durante o ano.
Professora Roseli Sant’Anna Dias
























"A 4ª A e "O caso do espelho" - Cuidado...vamos enxergar o que há de melhor!!

Segunda-feira, 26 de maio de 2008

Querido Diário,
A semana passada foi feriado e eu adorei. Fui passear no domingo e viajar para Monte Azul.. Voltei bem de tarde.
Hoje é segunda-feira. A professora pediu alguns livros para o Mário (estagiário que fica na biblioteca) da coleção Furabolo. O autor é “Ricardo Azevedo”. Nós vamos fazer uma resenha com “O caso do espelho” que é uma versão de um conto popular, escrito por Ricardo Azevedo.
O professor de teatro Gustavo também está trabalhando o texto: “O caso do espelho”. Ele está ensinando o enredo, os personagens, as tramas e confusões desta comédia através de um trabalho de dramatização.
Na nossa biblioteca há vários livros de Ricardo Azevedo e nós gostamos muito porque as suas histórias são muito inteligentes e tem muito humor.
A professora falou que o escritor Ricardo Azevedo virá na Fafibe na “Semana de Letras”. Ela vai dar um jeito de ir lá conhecê-lo.
A professora Roseli também está desenvolvendo um projeto com os alunos da Sala de Recursos chamado “Leio e escrevo com Ricardo Azevedo” Não vou falar, muito porque em um próximo dia a dona Roseli vai explicar tudo a respeito do seu projeto.
Beijos com sabor de escrita,
Tayná

P.S.: Ah Diário! A dona Carminha falou que ela, Dona Marta e Dona Roseli vão fazer de tudo para conseguir conhecer o escritor Ricardo Azevedo. Elas são “chique no úrtimo”.



















“O dia em que as 4ª séries se aventuraram e foram ao cinema”

Quarta-feira, 21 de maio de 2008

Querido diário,
Eu não via a hora de ir á escola hoje porque nós íamos ao cinema lá no shopping. Logo quando a gente chegou na escola, o ônibus já estava nos esperando. E lá fomos nós para o shopping.
Bom, a tia Carminha... Adora a Turma da Mônica! E o filme foi da Turma da Mônica – “Uma Aventura no Tempo” - Eu acho que foi em homenagem à ela.
Ah! Diário, já ia me esquecendo: foram todas as quartas séries do período da manhã, e pelo
que eu percebi, todos ao alunos gostaram do filme.
A minha professora dá muitas tirinhas da turma da Mônica porque tem muito humor é bom
para a gente aprender.
O filme foi muito engraçado. O Franjinha fez uma máquina do tempo e aí deu um rolo e os quatro elementos espalharam-se pelo tempo e eles tiveram que procurarem os elementos. A Mônica ajudou quase todos.
Ah! Diário, eu também tenho mais uma coisa para falar. Hoje é aniversário do Renato e amanhã é o meu. O Renato é estagiário da escola e nós gostamos muito dele porque quando
a professora vai a algum curso é ele quem a substitui. Um dia ele deu aula sobre insetos e a gente foi procurá-los. Foi super legal.
Diário, diga ao Renato que nós, da 4ª série A, amamos ele para sempre e desejamos muitas felicidades.
Ah! Diário, na hora em que apareceu a Magali nós lembramos da dona Marta... Ela anda dizendo por ai que está de regime... Igual à Magali que também está de regime mas acaba comendo uma melancia INTEIRA. Só que a dona Marta acaba comendo 10kg de pêssego. Você acha que isso é regime?
Bom diário por hoje é só. Um outro dia eu escrevo em você porque o restante dos dias será feriado.
Tchau Diário.
Milhões de Beijinhos com sabor de pêssego...
Aline

P.S. Renato, você achou que nós tínhamos esquecido de você? Se enganou, hein! Toda a equipe escolar fez uma homenagem grandiosa ( uma caixa enorme com uma camiseta), que você tremeu... Tudo isso é só carinho... Nós te amamos muito...