"Festa de Aniversário surpresa para Dona Carminha"

Sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Querido Diário,
Depois de muita discussão entre as “oncinhas mirins” da 4ª A sobre quem escreveria aqui no Blog contando tudo o que aconteceu no aniversário da dona Carminha, resolvi acabar com os “bicos” de plantão e tomei para mim esta importante tarefa.
Tudo começou por iniciativa da mãe da Maria Eduarda, a Aliandra, que, reconhecendo o maravilhoso trabalho feito pela professora de sua filha, me procurou e disse que gostaria de homenageá-la neste momento tão especial. À partir desta primeira conversa, combinamos que deveríamos entrar em contato com as mães dos demais alunos da sala para colocarmos a idéia em prática. Ligamos então para todas as mães e pedimos que o assunto fosse tratado no mais absoluto sigilo, pois sabemos o quanto as crianças são “discretas” ao expressar suas emoções e ao guardar segredos. Marcamos uma reunião aqui na escola na sexta-feira, dia 05/09 às 18:00 horas. Algumas mães não puderam participar por conta de compromissos já assumidos e/ou problemas pessoais, mas as que compareceram nos ajudaram a organizar e a decidir como seria feita a homenagem. Decidimos fazer uma “festa surpresa” que inicialmente seria no salão de festas do CPP (Centro do Professorado Paulista). Combinamos que inventaríamos uma “Formação Continuada” para a professora Carminha para que esta pudesse se dirigir diretamente ao local onde estariam as mães e as crianças esperando por ela. Por conta de compromissos eleitorais, a diretora do CPP estava viajando e até terça-feira (09/09) ainda não tínhamos resposta ao ofício enviado. Decidimos então que faríamos a festa aqui na escola mesmo, aproveitando o espaço da nossa quadra que agora está coberta e reformada.
Mais uma vez entramos em contato com todas as mães para comunicar o local da festa, o horário e o que caberia a cada uma delas. No meio de toda essa “preparação” surgem as crianças, ou melhor, as “oncinhas” da 4ª A pedindo a mim, ao diretor, Sr. Cláudio e à vice-diretora Creusa autorização para fazerem uma festa para a professora. Como eles não sabiam nada a respeito da festa (pois as mães sabem guardar segredo), tivemos que mentir e dizer que a professora não estaria na escola hoje (12/09) por conta de uma formação continuada. Foi uma reclamação geral. As “oncinhas”, todas bravas, dizendo que ninguém iria vir pra aula na sexta, já que a professora não estaria. Depois de tanta “braveza” vieram novamente nos pedir para homenagear a professora na segunda-feira. Como dissemos que poderiam, tudo voltou.à mais tranqüila e serena paz.
Tudo combinado, festa organizada. Cada mãe sabia qual seria sua incumbência para que tudo saísse na mais perfeita ordem. As mães que não compareceram na reunião entraram em contato comigo e com a Aliandra por telefone e sabiam exatamente o que deveriam fazer. Eis que chega o grande dia. As “oncinhas” bravas porque descobriram que a professora não estava em formação alguma e ninguém havia deixado que a festa que queriam fazer fosse feita. Na quadra o maior corre-corre das mães arrumando tudo para a surpresa. Tivemos que usar algumas estratégias para que a professora Carminha se ausentasse da sala por alguns instantes. Enquanto a inspetora Débora discutia com ela sobre a viagem dos alunos que será feita no final do ano, contamos para as crianças o que estava planejado. A outra estratégia usada por nós para tirar a professora da sala e levarmos as crianças até o local onde a festa já estava organizada foi a de que os alunos das professoras Luciana (do 2º ano B), Daniele (da 3ª série C) e Leide (da 4ª série B) queriam desejar-lhe “feliz aniversário”. Enquanto a aniversariante recebia os cumprimentos, as crianças foram até a quadra onde já estavam as mães que puderam comparecer e a festa toda preparada. Neste momento novos “bicos” começaram a se formar. Todos queriam entregar um vaso de flores para a professora que foi comprado por todas as mães. Tive que intervir e pedir para que a mãe do Matheus fizesse a entrega, evitando dessa forma “bicos” ainda maiores.
A Aliandra encarregou-se de inventar outras estratégia (que nem sei qual foi) e levar a professora Carminha até o local em que todos estavam à sua espera.
Sei que ela vai me matar diário, mas eu não poderia deixar de registrar a imensa emoção sentida por ela ao ver todos os seus alunos e todas as mães que puderam comparecer... E não é que ela chorou!?!
Depois de tanta emoção, rolou a diversão... Com direito a “parabéns a você” e até a “com quem será?” Foram momentos de grande confraternização, carinho e afeto demonstrado por meio desta singela homenagem feita por todas as mães que reconhecem o maravilhoso trabalho feito pela professora junto a seus filhos...
Bom, por hoje é só...
Beijos com sabor de “festa surpresa de aniversário!”.
Coordenadora Marta

P.S.1: No dia da coordenadora ganhei um poema de cordel de presente. Como não sou tão inspirada quanto, resolvi fazer um acróstico mesmo para homenageá-la...

P.S.2: Querida Carminha: Para conseguir fotos tão especiais, pude contar com a ajuda de uma cúmplice tão especial quanto, sua filha Joseane... (Não vale brigar com a menina hein!?!).

Carinho, respeito, dedicação, competência, profissionalismo, criatividade, afeto...são
Algumas das muitas virtudes que representam seu trabalho.
Raramente as pessoas reconhecem que por trás de uma profissional brilhante existe uma
Mãe dedicada, uma mulher com todos os desafios a serem enfrentados e com
Ideais e sonhos que precisam ser concretizados no dia-a-dia.
Não é fácil enfrentar os obstáculos, as críticas, a inveja e a mediocridade... Mas,
Hoje é um dia especial para todas as pessoas que reconhecem seu trabalho e seu valor.
Apesar das nuvens, sabemos que existe o Sol, e este é soberano. Portanto, brilhe!!

Feliz Aniversário!! Parabéns hoje, felicidade sempre!!








3 comentários:

Patricia disse...

Carminha, parabéns!

Foi linda a homenagem que fizeram a você.
Realmente você é uma pessoa muito especial. É amiga, verdadeira, justa, responsável, enfim, tem inúmeras qualidades.

Parabéns amiga!

Patricia

Unknown disse...

Carminha
Vi suas fotos do aniversário surpresa feito pelas mães das suas crianças.
Gostei muito das fotos familiares e de você com seus filhos ainda pequeninos.
Beijos da amiga
DANIELE 15/09/08

Blog da Dani disse...

Querida Carminha, vi as fotos e li os comentários da festinha surpresa que as mâes dos seus alunos organizaram.
Gostei muito das fotos familiares que resgatam moementos especiais entre você e seus filhos ainda pequeninos.
Um beijo da amiga Daniele