Queridos alunos e querido diário,
Crianças desculpem-me por igualá-las ao diário. No início do projeto não imaginei que o diário ia ser tão querido por vocês. Por isso eu os unifiquei, ele tornou-se o motivo principal do nosso projeto, desejado, amado e disputado por todos.
Nos vários anos da minha carreira de professora, nunca um projeto foi tão bem sucedido como este. Com o apoio das leituras dos diários que fiz em classe, e que vocês tiveram oportunidade de levar para suas casas e compartilhar com as famílias, como o Diário Nada Secreto de Pedro, que plagiamos o nome, o da Biloca, Serafina, Julieta, Princesa e os diários Otários de nº 1 a 5 eu só posso afirmar que realmente a leitura e a escrita dominaram e contagiaram todos nós. Vocês se recordam quando todos queriam escrever no Blog no mesmo dia? Que disputa maravilhosa, continuem assim pelo resto de suas vidas, leiam e escrevam à vontade e vocês verão que só assim o estudo fará sentido.
Estou dominada por dois sentimentos que literalmente são opostos, mas peço licença à nossa Língua Portuguesa para torná-los sinônimos: alegria e tristeza.
“Alegria” por conseguir fazê-los acreditar que a leitura e escrita fazem parte da vida do estudante e poder compartilhar com vocês e vivenciar os avanços como escritores. E “tristeza” por chegar ao final do projeto, mas que imediatamente se converte em alegria por saber que a missão foi cumprida, que chegamos lá, conseguimos. E essa tristeza sempre que abater qualquer um de nós é só irmos ao diário, pois ficou tudo registrado. A recordação só trará alegria de um tempo bom que convivemos e compartilhamos juntos, com nossas historias, nossas fofocas, as festas, passeios, viagem, brincadeiras, jantar e a formatura, que linda! Tudo que realizamos ficou marcado.
O futuro os aguarda, eu só coloquei uma sementinha para estimulá-los a ler e a escrever. Não se esqueçam dos ensinamentos de uma professora que só conviveu pouco tempo com vocês. Eu tenho certeza que passarão muitos mestres pelas suas vidas, mas podem acreditar que eu fiz tudo com amor, carinho e dedicação e sempre procurei ampliar meus conhecimentos para poder compartilhá-los com vocês.
Escrevemos juntos os momentos marcantes que vivemos e tentamos não esquecer de comentar sobre o que julgamos importante. É impossível não haver falhas, mas perdoe-nos se esquecemos de citar alguém, não foi nossa intenção.
Agradeço a todos que colaboraram: direção, professores, funcionários da escola, a Marta, que é a nossa coordenadora , nem se fala, viveu conosco o projeto, participou, brincou. Era a pessoa encarregada de colocar o blog no ar. Eu só tenho que agradecê-la, desta união resultou um projeto que não foi nada secreto, foi maravilhoso e transparente. O resultado só podia ser assim. Tudo foi inédito para nós, tanto para mim, para vocês e para Marta.
Portanto, crianças guardem com carinho seus diários e quando estiveram adultos e sentirem saudades, leiam e lembrem-se da professora que passou pela vida de vocês e que jamais ira esquecê-los. Vocês serão meus eternos queridos.
Com muito amor e carinho
Professora Carminha.
P.S.: Crianças para escrever este texto eu fui até o Jardim Literário, na nossa classe e não os encontrei. Na memória vocês estavam presentes em cada cantinho que cada um gostava de ficar. Que saudades crianças, uma escola sem alunos é muito triste. Vocês farão parte de mim dentro do meu coração, que é o lugar, mais adequado para guardar quem amamos.
Que Deus os ilumine e guie sempre seus passos. É o desejo de quem os ama.
2 comentários:
Professora, parabéns pelo seu blog. Está maravilhoso. Um abraço
Luciane
Professora, parabéns pelo blog. Está maravilhoso!!!!!!!!!!!!!
Um abraço
Luciane
Postar um comentário