Dia da Inauguração - Hoje é festa no Jardim Literário!

Quinta-feira, 17 de abril de 2008

Querido Diário,
Até que enfim chegou o grande dia, a inauguração oficial do Jardim Literário. Passei a noite tão preocupado que nem dormi direito, que responsabilidade escrever em você justo hoje.
Graças a Deus que deu tudo certo, pois falta de oração não foi.
Eu vou te contar tudinho o que aconteceu, nos mínimos detalhes...Não posso me esquecer de nada. Então vai lá:
Diário, desde a hora que chegamos na escola estávamos ansiosos para que chegasse a hora exata da comemoração.
Nós estávamos caracterizados com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato, uma vez que o mês de abril é dedicado a Monteiro Lobato e ao livro.
Juntamente com a inauguração do Jardim Literário também foi descerrada a placa com o nome do ilustre bebedourense Dr. Pedro Paschoal que é o patrono da biblioteca de nossa escola.
Contamos com a presença de várias autoridades da cidade: Prefeito Helio de Almeida Bastos, a senhora Márcia Paschoal Toller e família (filha de Dr. Pedro Paschoal), Profª Fátima – representante do DEMEC (Departamento Municipal de Educação) e representante do FISC (Fundo de Investimento Social Coopercitrus/Credicitrus) que tanto nos apoiou na realização deste projeto.
As professoras responsáveis pela inauguração foram: a minha professora Carminha da 4ª A, a professora Luciana do 2º ano B e a professora Giovana da 3ª série C.
O nosso diretor Sr. Cláudio iniciou agradecendo a presença de todos e em seguida, passou a palavra aos convidados: Prefeito, Márcia (filha do Dr. Pedro) dona Fátima do DEMEC e dona Marta, nossa coordenadora.
Bom diário, depois disso foi por nossa conta.
O Lucas foi quem fez a nossa apresentação. Primeiramente foi declamado pelos alunos da 4ª A e 2º ano B o poema escrito pela professora Carminha “De buraco a Jardim Literário” - no final eu vou deixar ele escrito para você ler.
Eu representei o Pedrinho e cada aluno da minha classe leu uma pequena biografia de Monteiro Lobato e dos personagens do Sitio do Picapau Amarelo.
Por fim os alunos da professora Giovana declamaram o poema “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira e a professora Giovana encerrou contando a história de Ana Maria Machado “O Pavão do Abre e Fecha”.
Diário, não estou agüentando mais escrever, mas espero não ter esquecido nadica de nada.
Ah! Para os convidados foi entregue pela aluna da minha classe Maria Eduarda um marcador de textos como lembrança deste dia tão importante pra gente.
Bom, chega que meus dedos estão doendo...
Diário, foi muito divertido. Não choveu...
Até a inauguração de outro lugar porque desse já foi...
Tchau!
Luis Ronaldo.

P.S.: Você precisar conhecer o jardim, ele está lindo com umas placas de vários autores famosos e com fragmentos dos textos por eles escrito.
Ah! E tem até uma placa com a escritora de nossa escola. “Rose Lee”







De Buraco a Jardim Literário

Um buraco lá num canto
Esquecido e abandonado
Com esforço surpreendente
Por alguém ele foi lembrado.

Que canseira, que nada!
A demolição, a destruição, não!
Construí-lo sim,
Mas com conservação.

Goiabeira, acerola, bananeiras
Há natureza, há beleza.
Frutas, sombras, ar puro.
São de graça, que riqueza!

O buraco se transforma
Em algo inesperado.
Do imaginário ao real...
O nosso jardim literário.

A leitura envolve e encanta
Faz viajar na imaginação.
E, com um Jardim Literário
É a melhor opção.

Prof Carminha 4ªA /2008





Nenhum comentário: