"Ler é muito bom... Leitura dramatizada é melhor ainda!"

Quarta-feira, 30 de abril de 2008

Querido Diário,
Hoje a escola toda estava muito agitada porque amanhã será feriado e sexta-feira(02/05) ponto facultativo. No dia 2 à noite haverá a comemoração do aniversário da cidade e os alunos estão ansiosos, pois irão participar do desfile.
O médico pediatra Dr. Augusto Toller esteve na nossa classe para nos consultar. Ele nos consultou e depois nos fez várias perguntas sobre a Dengue - doença que preocupa toda a população. Nossa classe acertou tudo. Depois da consulta, minha professora dividiu a sala em grupos. Cada grupo ficou com um gênero textual. Estamos todos os dias fazendo leitura dramatizada.
O Matheus e o Lucas estão fazendo a leitura de uma crônica do Millôr Fernandes. A Aline e o Leonardo estão fazendo uma peça de Jô Soares. Eu irei fazer a leitura dramatizada do "Caso do espelho" de Ricardo Azevedo. Todos os dias nós estamos ensaiando e está muito engraçado. Adoro leitura! Sempre pego livros na biblioteca municipal e na biblioteca da escola. Hoje também assistimos uma peça teatral no auditório da escola feita pelos alunos da 4ª série C e a professora Eliane Vizicato. A peça chamava-se: "A visita de Pedro Malasartes ao Sítio do Picapau Amarelo" - foi muito engraçado, todos nós rimos muito.
Bom diário, por hoje é só porque o assunto vai aumentar no feriado e você vai ter que agüentar o falatório.
Beijos,
Laura






“Fanfarra...música...dança...evolução...Aqui no Stélio é só emoção .’’

Terça-feira, 29 de abril de 2008
Querido diário,
Hoje vou falar sobre a Fanfarra. Tem alguns alunos da minha classe que estão na Fanfarra e no grupo de dança. Os professores responsáveis pelos ensaios da Fanfarra são: o professor Jorge, que comanda a Fanfarra, o professor Márcio, que comanda o grupo de liras e a professora Karina, responsável pela dança
Sabe diário, a professora falou que tudo isso faz parte da cultura , nos estamos ensaiando porque vai acontecer um desfile cívico para comemorarmos o aniversario da nossa cidade que fará 124 anos no dia 3 de maio. Os ensaios estão acontecendo na escola no período da tarde O desfile será no sambódromo e nós queremos que nossa escola fique muito bonita.
Bom diário, até o dia do desfile.
Tchau!
Adriano














“Livro é para ser lido e não ficar escondido”- A 4ª A encerra o mês de abril com muita leitura...

Segunda-feira, 28 de abril de 2008

Querido Diário,
Hoje a professora nos levou ao Jardim Literário e leu dois Diários: “Querido Diário Otário” e “O Diário da Princesa”.
Em seguida fizemos a troca de livros na biblioteca.
Como o mês de abril foi dedicado ao livro, a professora Carminha dividiu a classe em grupos e cada grupo vai ler um gênero diferente. Eu vou ler a poesia: “Recreio” de Léo Cunha dedicado a José Paulo Paes. Eu estou com um pouco de dificuldade na leitura e na escrita, mas com esforço e dedicação eu vou conseguir. Hoje pude contar com a ajuda da minha amiga Isabela.
Ah, já ia me esquecendo: na aula do Proerd as quartas séries B e C se comportaram mal e nós, da quarta A nos comportamos bem.
Diário esta semana voltou o corre-corre na escola porque vai haver homenagem para as mães e também vai ter o Desfile Cívico em comemoração ao aniversário de nossa cidade.
Por hoje é só.
Beijos,
Juliana




“Coleta de óleo usado – Preservando o meio ambiente!”

Sexta-feira, 25 de abril de 2008

Oi Diário.
Hoje estou escrevendo aqui e estou muito feliz, porque o que vou te contar é muito importante: envolve toda a escola e é uma ação de cidadania.
Todos nós estamos trazendo para a escola o óleo que as nossas mães já usaram e iam jogar no lixo. Na escola há tambor onde todos os alunos colocam o óleo usado.A minha professora falou que um dia a professora Elaine da 3ª série A chegou na escola e comentou sobre a campanha que estava sendo realizada pelo Savegnago em parceria com a Granol e sugeriu aos professores que participassem e todos concordaram.
A classe que mais arrecadou foi a 3ª série C da professora Giovana e o 3° ano B da professora Regina,
Ainda bem que vai continuar essa arrecadação e eu espero que a minha classe consiga ganhar. Como diz a dona Marta: “mexe esse corpo gente”.

Bom diário eu estou melhorando na escrita de tanto escrever em você.
Ah já estava me esquecendo: tem um painel na escola com a foto de todos os alunos que trazem o óleo para colaborar com a campanha.

Tchau!
Alison

P.S.: Abaixo está um comentário feito pela professora Elaine Kill Camolezzi Silva sobre a coleta do óleo usado.

Ao recebermos folhetos e livrinhos da rede Savegnago incentivando a troca de 4 litros de óleo usado por 1 litro de óleo novo, pensei que os alunos poderiam trazer a quantidade que tivessem em casa para a escola e então juntaríamos aqui o óleo para a troca. O óleo novo seria doado à instituições filantrópicas da cidade.
O objetivo maior desta campanha é despertar a responsabilidade de preservação do meio ambiente uma vez que o óleo usado jogado nas pias entope os encanamentos e polui as águas.
Em 1 mês de campanha enchemos um tambor de 200 litros e foi feita a troca. As duas salas que mais trouxeram farão a visita e a entrega nas entidades escolhidas: Educandário Santo Antônio e Lar do Idoso.
Professora Elaine.










Professora Eliane Vizicato
4ª Série C







“Preservando o nosso Jardim e...curtindo o lado natureza da vida’’


Quarta-feira, 24 de abril de 2008

Querido diário,
Hoje fomos junto com a professora Carminha e a professora Cristiane do 1º Ano A ao Jardim Literário e plantamos as mudinhas que arrecadamos em nome de todas as professoras da escola .
Como eu já te disse diário, a dona Cristiane gosta muito de plantas e ajudou muito a nossa classe na decoração do Jardim e continua ajudando.
Chegando ao Jardim a dona Cristiane foi nos explicando como deveríamos fazer o buraco e plantar as mudinhas .Todo mundo colocou a “mão na massa”.A professora Cristiane entende muito do assunto (plantas) e nós sabemos que podemos contar com a ajuda dela para cuidar do nosso Jardim. Ele esta cada dia mais lindo e hoje, com cada mudinha plantada em seu lugar definitivo ficou ainda mais lindo.Cada mudinha ficará aos cuidados de cada classe da escola e todos deverão cuidar da sua plantinha..
Eu tenho certeza diário, que a mudinha da nossa classe vai ser muito bem cuidada, todos os dias um de nos irá ao Jardim verificar se a plantinha está precisando de água, de adubo e principalmente de carinho, para ela crescer bonita e saudável .
Tchau!
Bruno Henrique

P.S.: Ainda bem Diário, que existem pessoas como a professora Cristiane, que sabe preservar a natureza e cuidar das belezas naturais. Ela é uma “flor” que está nos ajudando a cuidar das nossas flores.












































"O flúor fortalece os dentes. Os alunos ficam felizes e contentes."

Quarta-feira, 23 de abril de 2008

Oi Diário,
Hoje foi dia de escovação com flúor na 4º série A. Logo após o recreio a dentista responsável pela nossa escola Dra. Selene Gonçalves Pagnan reuniu nossa turma e fez o tratamento preventivo que foi a escovação com flúor.
A dentista trabalha em nossa escola 5 dias por semana: 2 dias no período da manhã e 3 dias no período da tarde. Além do tratamento preventivo ela também faz a restauração dos dentes e extrações.
No início do ano há sempre uma equipe de dentistas que faz a orientação preventiva passando filmes e explicando como devemos cuidar dos nossos dentes.
O meu colega Fabrício foi à dentista hoje e arrancou 2 dentes de leite.
Diário eu senti uma ânsia de vômito por causa do flúor, mas a dentista é muito boazinha, falou que se quisermos ficar com os dentes brancos é preciso passar flúor e cuidar deles.
Na minha casa vou seguir os conselhos da dentista e cuidar bem dos meus dentes
Tchau! Tchau!Beijos e abraços,
Bárbara














E depois de um feriadão... Vamos colocar as fofocas em dia.

Terça-feira, 22 de abril de 2008
Diário,
Quando chegamos na escola todo mundo queria falar do feriadão
Todos os dias do feriado prolongado foram datas comemorativas :
18/04 - Dia de Monteiro Lobato e Nacional do Livro Infantil;
19/04 - Dia do Índio;
21/04 - Dia de Tiradentes;
22/04 - Dia do Descobrimento do Brasil.
Pelo amor de DEUS, nunca vi um feriadão assim, com tantas datas comemorativas.
Acho que ainda não deu tempo de colocarmos as fofocas em dia, pois fizemos mais uma prova de Matemática e tivemos que ficar em silêncio (ninguém merece a dona Carminha - a gente doido pra contar as fofocas e o que ela faz: dá prova!!).
Na aula de Educação para a Cidadania, a professora nos deu uma atividade sobre a amizade - uma tirinha muito engraçada da Suriá.
O Matheus e o Vinicius foram na frente da sala e fizeram uma dramatização. Todo mundo deu risada.
Bom Diário, por hoje é só... Amanhã vamos continuar colocando as fofocas em dia (se a Dona Carminha deixar, é claro!!).
Um aperto de mão,
André

Enquanto isso no "Planeta Bebedouro"...

http://planetabebedouro.com.br

Escola Stélio Machado Loureiro inaugura seu “Jardim Literário”
Bebedouro, 18 de Abr. de 2008

Na oportunidade, foi descerrada a placa da biblioteca que tem como patrono Dr. Pedro Paschoal.

A EMEB “Prof. Stélio Machado Loureiro” realizou na manhã de hoje (17), a inauguração de seu “Jardim Literário”. Na oportunidade, foi descerrada a placa de sua biblioteca que tem como patrono Dr. Pedro Paschoal, um político que já foi prefeito, vereador e deputado estadual. Estiveram presentes no evento, o prefeito Hélio Bastos; a coordenadora do Ensino Fundamental, Fátima do Carmo que representou o Departamento de Educação e Cultura (DEMEC); familiares do homenageado, mães do conselho da APM (Associação de Pais e Mestres), além de professores e alunos.
O “Jardim Literário” foi um complexo criado como extensão da biblioteca que servirá para uso exclusivo dos alunos em momentos de leitura, como complementação do projeto “Stélio na Onda da Leitura”. No local, há placas com frases dos maiores escritores brasileiros, além de banquinhos, flores, plantas e uma goiabeira.
As inaugurações marcaram a comemoração do “Dia do Livro”, que é celebrado amanhã (18), data do nascimento do escritor Monteiro Lobato. Para isso, os alunos estavam caracterizados como personagens da história escrita por Monteiro Lobato, o “Sitio do Pica Pau Amarelo” e encenaram alguns poemas como “De buraco à jardim literário” da professora Carmem Palomanez e “Trem de ferro” de Manoel Bandeiras. No final, a professora Giovana contou a história “O pavão abre e fecha”.
Segundo o diretor da escola, Antônio Cláudio Niero, o espaço foi criado pra estimular o prazer em ler. “Queremos que o aluno desenvolva o gosto pela leitura e, além disso, neste espaço eles poderão fazer atividades de teatro e jogos”, concluiu o diretor.
Para a filha do homenageado, Márcia Ramalho Paschoal Toller, é um orgulho ter o nome do pai lembrado por todos. “Nosso coração explode de alegria, porque vemos aqui a retribuição do grande amor que meu pai tinha pela cidade”, se emociona Márcia. Na criação do “Jardim Literário”, a escola contou com o apoio da prefeitura, por meio do DEMEC e do Fundo de Investimento Social e Cultural Coopercitrus/ Credicitrus (FISC). Outra melhoria que a escola ganhará em breve é a conclusão da reforma e cobertura de sua quadra, que vai proporcionar aos alunos a execução de atividades físicas sem contato com o sol.
Mais informações com o diretor da EMEB “Prof. Stélio Machado Loureiro”, Antônio Cláudio Niero, pelo telefone 3342-1080.

Autor: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bebedouro

“Os Bastidores do Evento - A União faz a Força”

Sexta-feira, 18 de abril de 2008

Sabe diário,
Para escrever em você hoje eu precisei da ajuda de todos da classe e da professora Carminha, pois é necessário recordar tudo. Haja memória!!!
Querido diário, você já está cansado de ouvir falar em inauguração, mas desta vez vou falar dos bastidores da festa. O que eu entendi sobre bastidores após a explicação da professora é que bastidores é: “Tudo o que aconteceu antes da festa”.
Eu procurei no dicionário e o melhor significado para a palavra "bastidores" foi: “lado oculto”- bom, acho que você entendeu.
Vou começar pela professora Carminha que nos sufocou com tanta prova e dizia: “Vamos logo turminha, terminem essa prova para dar tempo para o ensaio”. - E essa falação foi durante uma semana...
Chegava a dona Marta e falava: “Anda logo, mexe esse corpo gente”!!.

E ainda continuava...“Ninguém merece!!”.
O senhor Cláudio, nosso diretor preocupado com a Língua Portuguesa dizia: “Professores, verifiquem se tudo está escrito corretamente”.
Dona Creusa, vice-diretora, tem um dom especial: sabe costurar. Fez várias fantasias para os alunos da nossa classe.
As professoras: Cristiane e Mariluce - verdadeiras artistas - ajudaram na confecção dos convites e na decoração do Jardim.
A “Drika”, coitada, fez aniversário justo no dia da inauguração, mas deu tempo para cantarmos o “Parabéns”. Ela nos ajuda todos os dias quando vamos escrever em você (digitar no blog).
Para a Maria, secretária, sobrou cuidar das finanças, ou seja, contar todo o dinheiro e as moedas que arrecadamos na escola para a compra de plantas e de enfeites para o Jardim.
A Firmina, como sempre, tirando as fotocópias para a professora e entregando tudo rapidamente. Os estagiários corriam pra lá e pra cá para ajudar a professora.
A dona Rosana, que é servente na escola, deixou a Biblioteca e o Jardim impecáveis. E além disso ela fez os comes e bebes da festa. As demais serventes: Meire, Tânia, Sueli, Vera, Vera Lucia e a Vanderléia fizeram uma limpeza geral na escola.
Os inspetores de alunos também entraram na correria e o que a professora pedia, eles auxiliavam.
A professora Luciana meiga e calma falava: “Olha Carminha, na hora vai da tudo certo.” - Ela tinha razão porque deu certo mesmo.
Ah diário, o mais engraçado dos bastidores foi quando chegamos à escola e alguns alunos ainda não estavam prontos e a dona Carminha estava ajudando-os a se arrumar.

O Gustavo caracterizado de Monteiro Lobato, tendo que suportar um terno debaixo de um solão danado, a Isabela como Dona Benta, com um xale que acho que era da avó da dona Carminha. E adivinha quem chega bem no meio desse sufoco?? Pra variar, a dona Marta!! - Chegou para tirar fotos e de novo: “Anda logo, mexe esse corpo gente!!”
Bom diário, estou adorando escrever em você, mas hoje você judiou. Graças a Deus que vou ter um fim de semana prolongado com feriado e tudo.
Até mais,
Um beijo
Tayná












Dia da Inauguração - Hoje é festa no Jardim Literário!

Quinta-feira, 17 de abril de 2008

Querido Diário,
Até que enfim chegou o grande dia, a inauguração oficial do Jardim Literário. Passei a noite tão preocupado que nem dormi direito, que responsabilidade escrever em você justo hoje.
Graças a Deus que deu tudo certo, pois falta de oração não foi.
Eu vou te contar tudinho o que aconteceu, nos mínimos detalhes...Não posso me esquecer de nada. Então vai lá:
Diário, desde a hora que chegamos na escola estávamos ansiosos para que chegasse a hora exata da comemoração.
Nós estávamos caracterizados com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato, uma vez que o mês de abril é dedicado a Monteiro Lobato e ao livro.
Juntamente com a inauguração do Jardim Literário também foi descerrada a placa com o nome do ilustre bebedourense Dr. Pedro Paschoal que é o patrono da biblioteca de nossa escola.
Contamos com a presença de várias autoridades da cidade: Prefeito Helio de Almeida Bastos, a senhora Márcia Paschoal Toller e família (filha de Dr. Pedro Paschoal), Profª Fátima – representante do DEMEC (Departamento Municipal de Educação) e representante do FISC (Fundo de Investimento Social Coopercitrus/Credicitrus) que tanto nos apoiou na realização deste projeto.
As professoras responsáveis pela inauguração foram: a minha professora Carminha da 4ª A, a professora Luciana do 2º ano B e a professora Giovana da 3ª série C.
O nosso diretor Sr. Cláudio iniciou agradecendo a presença de todos e em seguida, passou a palavra aos convidados: Prefeito, Márcia (filha do Dr. Pedro) dona Fátima do DEMEC e dona Marta, nossa coordenadora.
Bom diário, depois disso foi por nossa conta.
O Lucas foi quem fez a nossa apresentação. Primeiramente foi declamado pelos alunos da 4ª A e 2º ano B o poema escrito pela professora Carminha “De buraco a Jardim Literário” - no final eu vou deixar ele escrito para você ler.
Eu representei o Pedrinho e cada aluno da minha classe leu uma pequena biografia de Monteiro Lobato e dos personagens do Sitio do Picapau Amarelo.
Por fim os alunos da professora Giovana declamaram o poema “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira e a professora Giovana encerrou contando a história de Ana Maria Machado “O Pavão do Abre e Fecha”.
Diário, não estou agüentando mais escrever, mas espero não ter esquecido nadica de nada.
Ah! Para os convidados foi entregue pela aluna da minha classe Maria Eduarda um marcador de textos como lembrança deste dia tão importante pra gente.
Bom, chega que meus dedos estão doendo...
Diário, foi muito divertido. Não choveu...
Até a inauguração de outro lugar porque desse já foi...
Tchau!
Luis Ronaldo.

P.S.: Você precisar conhecer o jardim, ele está lindo com umas placas de vários autores famosos e com fragmentos dos textos por eles escrito.
Ah! E tem até uma placa com a escritora de nossa escola. “Rose Lee”







De Buraco a Jardim Literário

Um buraco lá num canto
Esquecido e abandonado
Com esforço surpreendente
Por alguém ele foi lembrado.

Que canseira, que nada!
A demolição, a destruição, não!
Construí-lo sim,
Mas com conservação.

Goiabeira, acerola, bananeiras
Há natureza, há beleza.
Frutas, sombras, ar puro.
São de graça, que riqueza!

O buraco se transforma
Em algo inesperado.
Do imaginário ao real...
O nosso jardim literário.

A leitura envolve e encanta
Faz viajar na imaginação.
E, com um Jardim Literário
É a melhor opção.

Prof Carminha 4ªA /2008





Véspera da inauguração – Socorro!!! Correndo contra o tempo

Quarta-feira, 16 de abril de 2008
Oi Diário,
Está chegando a hora da inauguração do Jardim Literário, por isso toda classe está muito agitada. Agora nós estamos tirando os matinhos que estão entre as pedrinhas do jardim, depois que acabarmos iremos ensaiar.
A professora disse que virão as autoridades da cidade na inauguração.
Nós iremos nos caracterizar com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
Na aula de Português a professora deu um texto falando sobre o dia do livro que saiu no jornal O Globo, bem como a história do surgimento do livro.
Por hoje é só porque senão não dará tempo de ensaiarmos.
Beijos!!!
Helô

Aleluia! Terminaram as Avaliações, que alívio!! Vamos Jogar...

Terça-feira, 15 de abril de 2008

Diário,
Hoje eu fiz uma prova e estava muito difícil. Eu esquentei a cabeça!! Nossa, foi a prova mais difícil! Eu demorei muito, mas consegui terminar. Agora é só esperar a nota.
Após a prova trabalhamos com jogos.Todos estavam em grupos e cada um escolheu o seu jogo. Meu grupo escolheu o: “WAR”.
É um jogo de estratégia em que não devemos confiar na sorte, temos que usar a inteligência para não perder. Eu gostei muito porque você aprende mais com jogos, e em grupos nós ouvimos as diferentes estratégias e opiniões de cada um.Dessa forma, acabamos aprendendo melhor. O jogo é uma brincadeira gostosa, que ensina. Depois que terminamos o jogo fizemos um texto instrucional sobre ele.
Sabe diário, eu estou gostando muito de escrever em você.
Você é como se fosse um dos meus amigos, aqueles que eu posso contar todos os meus segredos.
Por hoje é só...
Um abraço,
Vinícius

P.S.: Estou com pressa porque precisamos ensaiar para a inauguração do Jardim Literário. Você já esta cansado de saber...


Semana de Inauguração do Jardim Literário – Está um corre-corre na 4ªA

Segunda-feira, 14 de abril de 2008

Querido diário,
Hoje a gente vai ensaiar lá no Jardim para a inauguração oficial.
Faz dias que estamos fazendo as avaliações bimestrais e hoje a professora deu uma avaliação de Geografia. A minha cabeça só fritava ovos e eu não pensava em nada. Eu acho que esses ovos que eu fritei devem ter virado um dez... é o que eu espero.
Bom diário vou parar de falar em provas, vamos ao assunto que interessa: a preparação e o ensaio para o dia da inauguração oficial do nosso Jardim Literário.
Na última aula, nós da 4ª série fomos junto com os alunos do 2º ano B da professora Luciana ensaiar para não dar nada errado na quinta-feira.
Estava uma grande confusão, mas eu estou torcendo para dar tudo certo.
Ah Diário, eu vou ler a Biografia do Pedrinho (Personagem de Monteiro Lobato) e a leitura já está na ponta da língua.
Bom diário, eu vou me despedir porque eu tenho que estudar para a prova de Ciências. São os últimos ovos que eu vou fritar.
De uma coisa eu tenho certeza: a inauguração vai dar certo!
Tchau e até qualquer dia...
Um beijo,
Jackeliny

PS: Espero que não chova para dar tudo certo na inauguração. Senão eu vou colocar um ovo em cima do toco “sugestão da dona Marta”



"Agita Mundo" - Atividade Física é Saúde! Participação especial do Prefeito: HÉLIO DE ALMEIDA BASTOS

Sexta-feira, 11 de abril de 2008
Sabe diário,
Ao chegar na escola hoje, eu fiz prova de História e fui bem.
Dia 06/04/08 foi o “Dia Mundial da Atividade Física” e por causa disso, foi programado para hoje (11/04), uma passeata com todas as escolas do município. O Stélio esteve representado pelas 3ª e 4ª séries. O professor Cássio e as professoras das 3ª e 4ª séries nos organizaram para a passeata. Procuramos levar uma mensagem sobre a importância de se praticar 30 minutos de atividade física por dia para a saúde através de cartazes.
Saímos da Escola e seguimos rumo à Prefeitura. Chegando lá, fomos recebidos pelo Prefeito HÉLIO DE ALMEIDA BASTOS que participou com a gente e também tirou uma foto com a nossa classe. Ele cumprimentou a nossa professora Carminha pelo projeto da nossa turma: “O Diário (nada secreto) da 4ª A”. Eu me senti importante e orgulhoso por ter conhecido o Prefeito e ter tirado uma foto com ele.
Eu brinquei bastante e em seguida voltamos para a escola.
Bom Diário, por hoje é só.
Depois de tanta agitação eu desejo um bom final de semana para todos.

P.S.: Eu estou muito feliz por ter escrito aqui, no nosso Blog.
Foi a primeira vez que eu escrevi e olha só: tive a participação do Prefeito.

Tchau!
Rodolfo