"Premiação dos participantes da Copa de Xadrez"

Quarta-feira, 30 de julho de 2008

Oi Diário tudo bem?
Eu vou te contar como foi o resultado do final da Copa Frei Eduardo Chagas Nithack de Xadrez Escolar no Educandário.
Na minha classe tiveram vários participantes: Alisson, Fabrício, Leonardo, Aniely, Vitinho e André. O Leonardo foi o o que se saiu melhor. Ele ficou em primeiro lugar da categoria sub-10 anos masculino na etapa inicial, e na etapa final do Educandário ficou em 2º lugar na classificação geral.
Além dos alunos da minha classe tiveram vários participantes do Stélio. O professor Cássio fez a entrega das medalhas aqui mesmo na escola.
O mais legal foi que no Educandário participaram 200 enxadristas.
Bom diário, deu pra você perceber que o Stélio teve excelente participação pois foram
vários alunos premiados.
Ah! Diário você só está ouvindo notícias boas.
Abraços quadriculados e com sabor de vitória.
Fabrício.








“Brincando e aprendendo com os animais”

Terça-feira, 29 de julho de 2008

Querido Diário,
Hoje o professor Renato nos chamou para fazermos uma brincadeira chamada: “Que animal eu sou?” E eu fui uma cobra diário.
Eu vou te contar como é a brincadeira: você fica com a foto de um animal nas costas e faz perguntas para os colega como: É mamífero? Tem quatro patas? Tem penas? E quando a gente descobre vira a foto do animal para a frente.
Além de conhecermos os animais nós ficamos mais unidos pois todos participaram. O mais engraçado diário foi a Amy, uma cachorrinha da raça São Bernardo cuja dona é a Maria Eduarda que também entrou na brincadeira.
Ah! Diário, a Maria Eduarda mora na casa da zeladoria da escola, por isso foi fácil a Amy participar. Ela é uma gracinha de cachorrinha. E todos nós brincamos com ela.
A outra dinâmica foi mais simples mas também engraçada chamava-se: “Morcego e Mariposa”.
Até o Renato e a professora Carminha participaram. A brincadeira é assim: um é o morcego e quatro colegas são as mariposas. Todo mundo que está no meio fica com uma venda nos olhos. O morcego tem que capturar as mariposas.
Ah! diário, os que estão fazendo uma roda são a floresta. Eu, que fui o morcego, gritava: “Morcego!” para que as mariposas fugissem. Quando eu gritava morcego as mariposas respondiam: “Mariposa!”. Pela voz da pessoa eu tinha que capturá-la. Quando encontrava, acabava o jogo. Foi muito divertido!
Bom diário, acho que só de ler você ficou com vontade de participar das nossas brincadeiras, não é?
Tchau, até qualquer dia.
Um beijo animal... Olha a cobra!!!
Larissa























"Retornando às aulas com muitas fofocas"...

Segunda-feira, 28 de julho de 2008

Olá Diário, como vai?
Estou te perguntando por que nós estávamos em férias, quer dizer, você também. Espero que você tenha descansado. A professora falou que não é legal ficar escrevendo sobre as férias porque senão vamos estragar tudo o que aconteceu e o melhor é guardarmos na nossa memória e só falarmos quando quisermos.
Hoje quando chegamos todos estavam com preguiça, sono, com a maior moleza, parecíamos um bicho-preguiça. Ainda bem que a professora desconfiou e levou a gente ao Jardim Literário e leu “O diário de Biloca”. Em seguida fomos ver a quadra que já está quase pronta.
Antes de voltarmos para a classe, a professora falou que poderíamos conversar um pouquinho uns com os outros para colocarmos as fofocas em dia. Se eu conheço bem a professora Carminha eu já sabia que assim que a gente voltasse para a classe a coisa ia pegar. E você pode imaginar se isso aconteceu ou não?
Quando estávamos no Jardim Literário todos conversaram dos passeios e viagens que fizeram. Bom diário, para agüentar o Matheus falando da viagem que fez para Brasília foi um sufoco. Qualquer dia ele vai te contar tudo.
Diário, depois da primeira aula já entramos no ritmo. Já te falei como é nossa professora, então nem preciso explicar.
Por hoje é só.
Beijos e abraços com sabor de recordações gostosas de férias.
Bruno Henrique








“Piquenique com a 4ª A é só Alegria!!!”

Terça-feira, 8 de julho de 2008

Querido Diário,
Nada melhor do que um piquenique para encerrar o 1º semestre. A professora Carminha sempre diz que a gente precisa gostar do que faz pois só assim as coisas dão certo.
Então diário, tenho certeza que todos os alunos da 4ª A estão adorando escrever em você. A professora às vezes precisa até ficar brava porque todo mundo quer escrever no mesmo dia. Ela permite que a gente escolha o dia, mas tem que ter regra senão vira bagunça. Sabe por que tudo isso diário? Porque nós amamos você.
O piquenique foi uma delicia. A professora falou que nós precisamos ser unidos e usou até uma palavra: “confraternização”. Eu olhei no dicionário e o significado é: ligar como irmãos. Foi o que fizemos, brincamos, conversamos, comemos, tomamos sorvete etc.
O piquenique foi realizado no Jardim Paraíso. A 4ª B da professora Leide foi conosco. O lugar é ideal para se fazer um piquenique, tem até um coreto onde colocamos todos os nossos comes e bebes. Deu pra gente se divertir à vontade, até brincamos de pique-esconde e pique-congela porque o lugar tem muito espaço e dá para correr bastante.
Até que enfim chegou o dia do piquenique porque estávamos cansados de tantas provas.
Sabe diário, hoje foi o nosso último dia de aula antes das férias de julho. As férias de julho são poucos dias, mas dá para descansar. Dá até para sentir saudades de você que também vai ficar de férias junto conosco.
A nossa classe deseja a você uma feliz férias e pode ter certeza que quando voltarmos você ficará sabendo o que aconteceu com cada um de nós. Descanse seus ouvidos porque você irá ouvir tanta fofoca que não sei se você irá agüentar.
Ah! Estava me esquecendo. Depois do piquenique demos uma passadinha no shopping, para encerrar melhor ainda o 1º semestre.
Bom diário, já vou me despedir. Vê se durma bastante e brinque também, porque é o que eu vou fazer nas minhas férias. Fique nos esperando que nós voltaremos cheios de novidades.
Tchau, beijos e abraços com sabor daquilo que as crianças mais gostam: “Férias Escolares”.
Flávia

P.S.: O pai da minha colega Maria Eduarda está fazendo aniversário hoje e ela está muito feliz porque além de sair de férias hoje é com festa de aniversário do papaizão Alexsander.
Todos nós desejamos felicidades para ele.












“Arigatoo!!! A toda colônia japonesa do Brasil”

Segunda-feira, 07 de julho de 2008

Querido diário,
Desde que eu comecei a escrever em você quero te dizer que você se tornou o meu melhor “tomodachi”. Te peguei hein diário! Tomodachi significa amigo. Agora você entendeu né?
É uma palavra em japonês.Você sabia que esse ano de 2008 está sendo comemorado o centenário da imigração japonesa no Brasil? Bom, se você não sabia, agora vai ficar sabendo com tudo o que eu vou te contar. A professora Carminha passou para nós uma pesquisa sobre a história da imigração japonesa no Brasil. Ela dividiu a classe em equipes e cada equipe ficou encarregada de pesquisar um tema. Foram vários temas pesquisados: A história da imigração japonesa com a chegada do navio Kasato Maru, hábitos alimentares, culinária japonesa, cerimônia do chá, horóscopo japonês, dança, origami, hai-kais, mangás, curiosidades da cultura japonesa como: escrita, bandeira, etc.
Ficamos várias semanas fazendo as pesquisas e socializando na classe e no final construímos um mural com a ajuda da Natália (a estagiária) e sempre que temos um tempinho nós vamos lá e lemos para ficarmos mais informados ainda.
A professora Carminha construiu um cantinho com alguns objetos da cultura japonesa.e leu para a gente a história de Keiko, a autora é Cristina Von. É a história de uma japonesa que veio do Japão e precisou se acostumar com os nossos costumes e seus amigos de escola também se acostumaram com os costumes dela como:falar menos e ouvir mais, tirar os sapatos para entrar nas casas, comer de pauzinhos. Se você quiser saber mais diário, leia a história. A professora também deixou o livro: Arroz e café (o menino japonês) de Neir Llelis que todos nós estamos lendo.
Bom diário, nós aprendemos muito sobre a cultura japonesa e ficamos sabendo que a cultura japonesa influenciou muito a nossa cultura e hoje possuímos muitos costumes japoneses.
Muita heiwa para você. Heiwa significa paz, viu meu tomadachi.
Sayonara para você, essa você sabe. Tchau meu amigão,
Abraços e um usucha(chá suave) para você.
Caio











"As 4ª Séries visitam o Corpo de Bombeiros"

Sexta-feira, 04 de julho de 2008

Diário,
Até que enfim terminamos as provas.
Hoje, logo que chegamos na escola fizemos a prova de Ciências que foi a ultima, graças a Deus. Em seguida fomos fazer uma visita ao Corpo de Bombeiros. Foram todas as 4ªs séries do período da manhã e estava muito legal. Assim que chegamos lá fomos recebidos pelo bombeiro Joaquim, que levou a gente para conhecer todos os veículos que fazem parte da corporação.
Primeiro ele começou a demonstração com o veículo do resgate. Mostrou tudo o que tem nele e o que é preciso para socorrer as vítimas. Em seguida ele mostrou todos os equipamentos necessários para salvamento onde é exigido a presença dos bombeiros: em afogamentos, incêndios e quando acontece algum acidente com vítimas.
Ele tambémfez uma demonstração com o botijão de gás e nos ensinou como devemos agir quando acontecer algum incêndio. Ele chamou o Lucas, a Flávia e a Anielly da minha classe para ensinar.
O mais legal foi quando ele fez uma brincadeira com as crianças e todas as professoras utilizando a mangueira d' água. Ele dividiu por série e cada equipe tinha que acertar em um funil e encher um galão com água. Coitada da nossa equipe, foi a pior! A professora Carminha também foi a pior, demorou 50 segundos. Quem ganhou foi a professora Leide, demorou 39 segundos. Que mico hein professora Carminha!?!
Mas foi muito interessante e aprendemos bastantes coisas.
Tchau,
Beijos e abraços de herói.
Alisson.















“As mil e uma faces da dona Marta!!!”

Quinta-feira, 03 de julho de 2008

Diário,
O sufoco das provas está chegando ao fim. Hoje nós fizemos prova de Matemática que foi aplicada pela dona Cláudia, essa prova faz parte do Saes – Sistema de Avaliação da Escola Stélio, a Jackeliny já te contou isso ontem.E também fizemos a avaliação de História, só que essa foi a professora Carminha que aplicou.
Chega de falar em prova diário. É tanta “provação” que nós já estamos cansados. Nós brincamos com a dona Marta por causa dessa avaliação, chamando ela de “megera indomável” e de “onça”. Ela é nossa coordenadora e todos nós a respeitamos, é só uma brincadeira viu diário. A professora Carminha contou que ela não é só onça e megera. Ela também se transforma em “Sherazade”. Ontem no H.T.P.C. que a professora participou não sei se você sabe o que é isso, é o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo. A professora explicou que todas as professoras participam para estudar e discutir assuntos relacionados com nossa aprendizagem. A dona Marta inicia sempre o H.T.P.C. fazendo uma leitura, igual nossa professora faz para a gente. Então ontem a professora falou que ela estava linda de Sherazarde, ela se vestiu assim para ler o Conto “As mil e uma noites” – A história de Pescador. Ela fez a leitura na sala Monteiro Lobato que é uma sala de leitura que está na escola. É nova essa sala e qualquer dia alguém vai falar mais dela. Hoje nós fomos só pra conhecer e mostrar o lugar que a dona Marta contou a história da Sherazade.
Bom diário, por hoje é só. Aos poucos você está conhecendo e sabendo tudo que acontece em nossa escola.
Beijos e abraços perfumados de incenso, com sabor de coordenadora.
André